segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sono perdido não é recuperável; veja dicas para dormir bem


A claridade interfere na duração do sono. "A melatonina é o hormônio que faz a gente dormir mais profundamente”, explica neurologista.

“É muito importante que a pessoa tenha um ambiente escuro e silencioso. A melatonina é o hormônio que faz a gente dormir mais profundamente”, explica o neurologista Rubens Reimão. Como esse hormônio só é liberado no escuro, o sono noturno é melhor para a nossa saúde.

Já a claridade interfere na duração do sono: “É a primeira diferença que a gente tem entre dormir de dia e dormir de noite é que de dia eu durmo menos”, afirma o pesquisador da Unifesp Marco Túlio de Melo.

Segundo os estudiosos, o sono perdido não pode ser recuperado. E, se a rotina é de dormir mal em um dia e de tentar recuperar no outro, pode haver prejuízo para a saúde.

“O ideal é que eles fechem o dia, no final do dia. Abram uma agenda ou um caderno e coloquem lá todos os problemas emocionais, todas as questões, de modo que, quando fechem o caderno, a pessoa sinta que a cabeça esvaziou, que o dia acabou”, afirma a neurologista Dalva Poyares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário