sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Alterações do sono um transtorno que tem cura!

As alterações do sono estão associadas a diversos transtornos psicológicos e psiquiátricos que envolvem tanto os transtornos de humor como depressão e mania, como transtornos ansiosos.

Os distúrbios do sono em pacientes com transtorno de ansiedade de forma mais freqüente estão associados a queixas de insônia inicial e sonos interrompidos, com sono não reparador.

No transtorno do pânico as queixas mais comuns de pacientes incluem insônia inicial ou de manutenção, sendo esta a queixa da grande maioria, e o sono não restaurador com sonos interrompidos e fragmentados.

Estes pacientes relatam sobre ataques de pânico durante o sono, inclusive com relatos de ataques de pânicos mais demorados em termos de duração e intensidade.

Os pacientes com transtorno de pânico costumam apresentar outros sintomas e comorbidade com outras doenças psiquiátricas, muitas vezes associado à depressão.

Quanto a outros sintomas presentes encontra-se apnéia do sono, terror noturno, refluxo gastroesofágico, arritmias, alterações de sono REM.

Pacientes com síndrome do pânico apresentam maior agitação motora durante o sono, ansiedade antecipatória e preocupações que dificultam o relaxamento e comportamentos de esquiva pelo medo de dormir. São estes comportamentos que provocam a privação crônica do sono e complicam ainda mais as alterações de sono e as dificuldades do sono reparador.

Em estudos polissonográficos com estes pacientes, os ataques de pânico durante o sono parecem ocorrer com maior freqüência no final do segundo estágio de sono ou no início do estágio terceiro do sono NREM.

Veja mais sobre distúrbios do sono e as associações com transtornos psiquiátricos e transtornos psicológicos acessando estas categorias no site ou os links desta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário