quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sonilóquio (Falar dormindo)


O sonilóquio é um dos distúrbios do sono mais encontrados entre as crianças. Ele acontece quando a criança fala, murmura ou grita durante o sono.
Um pouco mais da metade delas já teve sonilóquios esporádicos, ao menos uma vez por ano. Sendo que só 10% delas apresentam sonilóquios com freqüência, pelo menos uma vez na semana. Não existe nada que comprove que ele seja mais presente em meninos ou meninas.

Nos pré-adolescentes, registra-se uma média de 7% dos pais que afirmam que seus filhos falam durante a noite. Na faixa etária dos 19 anos, 61,5% dos pais relataram que o filho já teve sonilóquios e que em metade deles ainda persistia.

A altura da voz, intensidade e complexidade das construções de frases são variáveis, mas com freqüência são murmúrios sem significado e sem concisão de idéias. Isso não impede que em alguns acessos, as crianças ou os adultos falem frases curtas com coerência.

Os sonilóquios normalmente se limitam a alguns segundos, mas existem casos em que a pessoa fala e murmura durante horas, sem parar. Em alguns casos, ao ser perguntado, o paciente irá responder geralmente frases simples, estereotipadas, com relativa concisão de idéias.

As pessoas que são acordadas logo após um sonilóquio podem ou não se lembrar do que disseram. Isso depende de qual estágio do sono ocorreu o sonilóquio. Durante os estágios NREM, ele não se lembrará de nada e despertará confuso. Já no estágio REM, ele se recordará e irá saber sobre quais assuntos foi questionado. Nas polissonografias pode-se notar que os sonilóquios surgem em diferentes estágios do sono: Um terço deles no estágio 1; 35% no estágio 2; 17% no estágio 3; 8% no estágio 4 e 7% no estágio REM. Pode se deduzir então, que na maioria dos sonilóquios as pessoas não lembram o que disseram.

Comumente o sonilóquio não é tratado com nenhuma terapia

Um comentário:

  1. na verdade, as pessoas falam tantas coisas que, às vezes sonhando, elas acabam falando dormindo.

    ResponderExcluir