sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sonambolismo como ele afeta a saúde e qual o tratamento

 

“O sonambulo é uma pessoa que não está nem acordado e nem dormindo”. Os tudo acontece quando a  nossa consciência e a nossa memória dormem e a parte motora é despertada repentinamente, pode ser pelo o ronco, por um distúrbio epiléptico ou por um barulho. A pessoa não tem um despertar normal e passa a andar ou falar coisas desconexas.

“Cuidado” alguns sonâmbulos abrem portas e saem de casa. Alguns até trocam de roupa, abrem janelas e gavetas, alimentam-se ou urinam. A expressão facial é estática, a pessoa geralmente mantém os olhos abertos e fixos.

Nos ouvimos falar que não é recomendável se acordar um  sonâmbulo, apenas leva-lo volta para a cama, pois ele pode ter uma reação agressiva ficar assustado, confuso e machucar-se.
Muitas das vezes, os sonâmbulos podem se machucar ao escorregar ou perder o equilíbrio, principalmente ao descer escadas ou pular janelas. Alguns andam de braços estendidos pela casa igual vemos nos desenhos animados ou filmes, é uma forma de evitar obstáculos. Isso pode durar alguns segundos até cerca de 20 minutos, mas já foram registrados casos (raros) com duração entre 30 e 40 minutos.

Este distúrbio do sono ainda é totalmente conhecido, e costumam ser variados. Remédios para dormir, distúrbios epilépticos e o ronco, por exemplo, podem deflagrar os episódios de sonambulismo. Sonambulismo não requer tratamento, a não ser que esteja ocorrendo com muita frequência ou a pessoa esteja sofrendo ou causando lesões em outras pessoas.

O tratamento varia conforme a gravidade do caso e consiste em orientação, medidas comportamentais e medicamentos. Quando acontece na infância costuma evoluir bem. Quando começa na vida adulta é preciso fazer o diagnóstico diferencial com outras patologias neurológicas.

Comportamentos característicos:

. Senta na cama e fala durante o sono
. Caminha pelo quarto ou pela casa
. Os episódios em geral duram de poucos segundos até 20 minutos
. Anda de olhos abertos
. Tem dificuldade em ser acordado
. Não se lembra do episódio
. Ao ser acordado, pode reagir de forma brusca
. Alguns andam de braços estendidos.

Dicas para lidar com um sonâmbulo:

  • Se o sonâmbulo sai do quarto e caminha pela casa, acompanhe ele e procure conduzi-lo gentilmente para a cama.
  • Procure não encostar na pessoa, pois ela pode reagir com agressividade ou  reação de fuga.
  • Se for preciso acordá-la, tente usar palavras.
  • Tranque janelas.
  • Evite beliches.
  • Tire a chave da fechadura da porta da casa.
  • Afaste objetos ou móveis que possam representar risco de ferimentos
  • Facas e outros objetos cortantes devem ser retirados do alcance da pessoa.

Procure um especialista.


Um comentário:

  1. Gostaria de saber o que se passa comigo.
    Durmo muito, sonho muito e vivo nesse sonho a vida como se fosse o dia a dia. De manhã acordo muito cansada, mal disposta e sem capacidade para coordenar e organizar tarefas antes de tomar o pequen almoço. Depois deito-me por puco tempo e a cabeça normalmente começa a aliviar. Tenho dias que essa má disposição me acompanha durante parte do dia. Quando durmo mal, isto é, acordo várias vezes consciente ou tenho uma preocupação, de manhã estou mais bem disposta. Tenho alturas que me levanto e quando me deito adormeço e continuo com o mesmo sonho.Já há muitos anos que me lembro de ter este problema

    ResponderExcluir