sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Você sabe o que é Polissonografia?

Vamos saber mais sobre este exame que pode diagnosticar distúrbios do sono.

1- O que é Polissonografia ?

Polissonografia é um exame que faz o registro completo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco, conforme o objetivo do estudo do sono. A Polissonografia é indicada para diagnóstico de diversos distúrbios do sono, incluindo Apnéias e Roncos. Assim, é útil para o diagnóstico de insônia e dos distúrbios respiratórios do sono, sonambulismo, terror noturno, ranger de dentes (bruxismo), fibromialgia e outros.


2- Como é realizada a Polissonografia ?

A polissonografia é realizada sob a supervisão de profissional técnico especializado. O paciente deve dormir com sensores fixados no corpo e que permitem o registro de diversas funções durante o sono. Os sensores (ou eletrodos) são fixados de maneira a permitir ao paciente movimentar-se durante o exame, não atrapalhando o sono.


3- Qual o equipamento ideal para realizar a Polissonografia?

O registro polissonográfico pode ser realizado em um equipamento analógico ou digital. O mais importante é que este ofereça recursos tecnológicos seguros para um registro de boa qualidade.


4- Quais são os procedimentos para se realizar uma Polissonografia?
 
Um profissional irá recepcioná-lo e iniciar os procedimentos para realização do exame, será solicitado o preenchimento de alguns questionários pré-exame. O paciente será, então, encaminhado para o quarto onde irá dormir e as luzes serão apagadas, iniciando-se, assim, o registro polissonográfico. O profissional acompanhará o registro, intervindo sempre que necessário. Pela manhã, encerra-se o registro, e são retirados os eletrodos, será solicitado o preenchimento de um questionário do pós-exame e a seguir o paciente é liberado. O registro será analisado por médico, e emitido um laudo que o paciente deverá encaminhar ao médico solicitante podendo ser retirado o resultado pela Internet.


5- Quem deve laudar a Polissonografia?

O médico que interpreta uma polissonografia deve ser habilitado e experiente na análise dos sinais biológicos registrados como o eletrocardiograma , eletroencefalograma, etc.

6- Como é interpretada a Polissonografia ?

O estagiamento da polissonografia segue a proposta de RECHTSCHAFFEN and KALES, de 1968. Os parâmetros mínimos para a realização do estagiamento do sono são o eletrencefalograma, o eletro-oculograma e o eletromiograma sub-mentoniano. O sono e´ divido em Sono com Movimentos Oculares Rápidos (Sono REM) e Sono sem Movimentos Oculares Rápidos (Sono NREM), que por sua vez é ainda sub-dividido em sono fases 1, 2, 3, e 4, conforme o sono se torna mais profundo. Cada uma destas fases apresenta características próprias, e o seu conhecimento é fundamental para a adequada interpretação da polissonografia. Quando se avaliam eventos relacionados ao sono, a interpretação correta da polissonografia se torna ainda mais importante, pois esta avaliação baseia-se no tempo que o paciente efetivamente dorme, e não em todo o tempo que é registrado. Além disso, alguns eventos registrados podem ser normais em algumas fases do sono e anormais em outras.


7- Quais as vantagens da Polissonografia ?

A polissonografia oferece várias vantagens. Uma delas é que permite identificar diversas alterações intrínsecas do sono, assim como distúrbios relacionados ao sono, como é o caso dos distúrbios respiratórios. As múltiplas variáveis registradas na polissonografia tornam a interpretação do exame mais fácil. A polissonografia permite ainda um ajuste mais flexível dos parâmetros avaliados, permitindo assim avaliar melhor as repercussões respiratórias sobre o sono e vice-versa. Outra vantagem é presença do profissional técnico, que pode intervir durante a realização do exame, sempre que necessário, além de ser importante para dar todo o apoio necessário ao paciente. A presença do profissional técnico permite ainda o ajuste na pressão do CPAP (aparelho para auxiliar a respiração de pessoas que tem Roncos e Apnéias do Sono) quando necessário.


8- O que o paciente precisa no dia do exame de polissonografia ?
- Vir de cabelo limpo e seco lavado somente com shampoo, sem gel e sem condicionador

- Babear-se (Somente para paciente que não usa barba)

- Jantar normalmente no dia do exame, evitar o consumo de café puro, refrigerante e cafeinados

- Trazer objetos de higiene e uso pessoal

- Trazer pijama de preferência aberto na frente, ou que tenha gola larga

- Trazer toalha de banho

- Se estiver tomando medicação, continuar tomando normalmente, anotar os nome e trazer no dia do exame

- Não deve trazer acompanhante

- Se tiver alergia a acetona ou colódio elástico, deve- se informar está condição e, nesta condição o exame não será realizado

- Não ingerir bebida alcoólica, refrigerante e cafeinados (48 hs antes do exame)
Obs.: - Trazer guia de autorização, pedido médico, carteirinha do convênio, RG.
- A validade da guia e do pedido médico e em geral de 30 dias, a partir da data de emissão.

Fonte: Sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário