quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aparelhos eletrônicos atrapalham o sono, diz estudo


Um estudo divulgado nesta segunda-feira indica que as pessoas nos Estados Unidos estão tendo dificuldades para conciliar o sono devido ao uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir. Um estudo da Fundação Nacional do Sono indicou que 95% dos americanos jogam videogames, veem televisão ou utilizam telefones ou laptops antes de ir para a cama.

O estudo revela que as telas que emitem luzes são utilizadas de forma intensa durante o momento crucial antes de dormir — disse Charles Czeisler, da Escola Médica de Harvard.

A invasão destas tecnologias pode contribuir na alta proporção de pessoas que responderam que dormem menos do que precisam — afirmou.

O brilho de um monitor ou das telas de aparelhos portáteis suprime a liberação do hormônio que promove o sono, a melatonina, e estimula o estado de alerta, o que torna mais difícil conciliar o sono, de acordo com Czeisler.

A pesquisa mostrou que 43% das pessoas de 13 a 64 anos sentem que raramente ou nunca têm uma noite de sono satisfatório durante a semana de trabalho.

Os mais velhos são mais propensos a ver televisão, enquanto os mais jovens costumam optar por computadores, smartphones ou vídeogames, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores suspeitam que o uso de smartphones, computadores e vídeogames é mais estimulante do que ver passivamente televisão e dificultam ainda mais a hora do sono.


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário