terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pesadelo é um distúrbio do sono?



"O pesadelo é um dos distúrbios do sono e normalmente está relacionado à qualidade vida de cada indivíduo". Essa é a definição do psiquiatra dr. José Hélio, da Clínica São Camilo de Lelis, acostumado a receber em seu consultório muitas pessoas com esse tipo de problema. Os sonhos assustadores ou as interrupções do sono resultantes dos despertares causam sofrimento significativo ao indivíduo ou acarretam disfunção social ou ocupacional.

Segundo José Hélio, o sono normal tem características e estrutura normais, e a partir do momento que esses aspectos sofrem qualquer alteração, passam a se manifestar das mais variadas formas, como insônia, pesadelos, sonhos tristes, sonhos angustiantes e várias outras formas.

As características do pesadelo não tem nenhuma relação com a idade, cultura ou gênero do indivíduo, ao contrário do pânico que é mais comum entre os jovens e mulheres.

CRIANÇAS - Quando se trata de prevalência do distúrbio, o dr. José Hélio lembra que ele é mais presente em crianças do que adultos e explica. "É muito comum nas crianças até mesmo pelas próprias fantasias que elas criam", assegurou.

Um despertar noturno pode trazer muito mais angústias para uma criança do que para um adulto, segundo o dr. José Hélio. "É porque a criança é mais fantasiosa. O adulto já racionaliza melhor as coisas e tem uma idéia formada da situação", explicou.

PESADELO OU TERROR NOTURNO? - Eis a questão. Segundo o dr. José Hélio, existem algumas divergências. O transtorno do pesadelo aparece mais como sendo um resultado de um transtorno de ansiedade, enquanto o transtorno do terror noturno é um ciclo que é comum na criança, que se caracteriza quando a criança acorda com o pavor da situação vivenciada no meio da-noite.

Embora não tenha uma relação direta com o indivíduo sonâmbulo, o dr. José Hélio disse que é comum encontrar em crianças que tem terror noturno alguma coisa associada ao sonambulismo.

UM ALERTA - Se por um lado o álcool é tido como um facilitador do sono, por outro ele dificulta a manutenção desse período e conseqüentemente o indivíduo que faz uso de bebida alcoólica muitas vezes terá facilidade de conciliar o sono, mas encontrará inúmeras dificuldades para manter esse estágio. "É comum em indivíduos que fazem uso de bebida alcoólica o aparecimento de pesadelos e sonhos ruins", comentou.

O DIA SEGUINTE - Para quem tem uma noite de distúrbios, o dia seguinte é um pouco complicado. A pessoa se mostra mais tensa, um pouco irritada e extremamente insensível. "A gente precisa ter um repouso no sono. São vários estágios e se o indivíduo tem pesadelos, esse estágio não se completa. Conseqüentemente, ele terá um dia com repercussões físicas, psíquicas e orgânicas para ele.

CONSELHO - O pesadelo é um distúrbio do sono e o dr. José Hélio aconselha àquelas pessoas que convivem com esse tipo de problema a procurar um tratamento e fazer uma avaliação. "O sono é plenamente tratável e nós temos que buscar como está sendo o sono do indivíduo, o que está atrapalhando o seu sossego".

Na falta de um tratamento adequado, o psiquiatra aconselha uma saída um pouco mais em conta - um ritual - onde o indivíduo pode programar sempre a mesma hora para se alimentar e para dormir, embora reconheça que é muito difícil.

A falta de acomodações adequadas ou qualquer tipo de barulho contribuem para um mau sono. O dr. Hélio aconselha um ritual para que se tenha uma boa noite de sono e descanso, embora reconheça que é muito difícil.


Para os que pensam que dormindo normalmente oito horas por dia está livre de pesadelos está enganado, segundo o dr. José Hélio. "Essas pessoas também têm pesadelo, mas somente no outro dia é que vai se lembrar que houve algum sonho no correr da noite que não foi satisfatório", justificou.

Fonte: O mossoroense

Um comentário:

  1. A MAIS DE TRÊS ANOS VENHO TENDO PESADELOS DE TERROR DURANTE O SONO QUE ME FAZ MUITO MAL DURANTE O DIA. COMO E ONDE TRATAR DISSO?

    ResponderExcluir