terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bruxismo do Sono


Bruxismo do Sono (BS)

O bruxismo do sono (BS) é categorizado de acordo com a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono proposta pela Academia Americana de Medicina do Sono como uma parassonia, isto é, um distúrbio que se sobrepõe ao processo de sono sem no entanto ser um distúrbio do sono.

O BS compreende movimentos rítmicos, estereotipados e periódicos de ranger e/ou apertar os dentes, decorrentes da contração dos músculos masseteres durante o sono, a qual pode ser tônica (ranger) ou fásica (apertar).

Critérios para o Diagnóstico do BS:
  1. Queixa clínica de ranger ou apertar dos dentes durante o sono.
  2. Dor ou desconforto na musculatura mastigadora, principlamente os masseteres.
  3. Sons associados ao bruxismo relatado por familiares.
  4. Desgaste dental ou facetas brilhantes nas restaurações.
  5. Alterações das estruturas periodontais.
  6. Hipertrofia da musculatura da mastigação, principalmente músculo masseter.
  7. Dor de cabeça, dor orofacial.
  8. Disfunção da ATM (?)
    Bruxismo Diurno (BD)

    O bruxismo que ocorre durante a vigília ou bruxismo diurno (BD) e o bruxismo durante o sono (BS) são entidades clínicas diferentes que ocorrem em distintos estados de consciência (vigília e sono), com diferentes etiologias, devendo, portanto, ser diferenciadas porque necessitam de estratégias de tratamentos diferentes.
    O BD é semi-involontário, apresentando contrações episódicas da musculatura da mastigação, mais comumente com cerrar ou ranger os dentes; é também geralmente causado por outras condições médicas (por exemplo: neurolépticos, distonias, etc.).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário